quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Analfabetismo - Pesquisa revela que mais de 10% da população brasileira não sabe ler

O alto índice de analfabetismo é um dado que revela o estado de calamidade na educação pública brasileira

Dados divulgados recentemente pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) mostraram que pouco mais de 10% da população brasileira é analfabeta. O que equivale dizer que um total de 14, 2 milhões de pessoas com mais de 15 anos não sabem ler sequer um simples recado ou bilhete.
Dados da pesquisa mostram que não há qualquer progresso significativo no combate ao analfabetismo. Os índices das regiões Sul e Sudeste se mantêm praticamente sem alteração nos últimos anos. Na região Nordeste, onde o índice é o mais alto do País, a pesquisa revelou que 19,4% da população com mais de 15 anos não sabe ler.
Todos esses dados mostram que apesar da propaganda que o governo Lula faz do combate ao analfabetismo não há um investimento necessário.
Estes dados sobre o analfabetismo são a expressão mais acabada do estado de calamidade em que se encontra a educação pública no Brasil. Para atender aos interesses dos banqueiros e dos capitalistas o governo utiliza o orçamento para garantir os lucros destes setores.
Desta forma as necessidades mais sentidas pela população brasileira como a saúde e a educação brasileira não são minimamente atendidas. É preciso lutar para que o dinheiro do orçamento público, dinheiro arrecadado à partir do trabalho da classe trabalhadora e do povo, seja realmente revertido para benefício público.
Somente desta forma é possível reverter esta a atual situação da educação no Brasil, onde a política de destruição do ensino público condenou uma parcela expressiva da população nacional ao analfabetismo.
Publicado no site do Partido da Causa Operária.
Disponível em: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=17146

Nenhum comentário:

Postar um comentário